segunda-feira, 19 de abril de 2010

DEPRESSÃO AFETA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A depressão infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança e interferir em seu processo de maturação psicológica e social. As manifestações da depressão na infância podem ser confundidas com birra ou falta de educação, mau humor, tristeza e agressividade. Nas crianças, a depressão pode se manifestar a partir de uma situação traumática, como separação dos pais ou a morte de uma pessoa querida, situações as quais não tenha estrutura psicológica para suportar naquele momento.
A criança com depressão pode apresentar irritabilidade, agressividade, angústia, pessimismo, baixa auto-estima e sentimento de inferioridade, Problemas para se alimentar, dificuldade de sentir prazer nas atividades que realiza, distúrbios do sono, apatia ou agitação excessiva, assim como problemas de socialização.
As crianças muitas vezes aceitam a depressão como fato natural, próprio de seu jeito de ser. Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultado de uma doença e que podem ser aliviados. Os pais, de modo geral, custam a dar conta de que o filho precisa de ajuda, uma vez que crianças dificilmente falam sobre como estão se sentindo e que preocupações as perturbam.
Havendo a suspeita de depressão, os pais devem acolher a criança e encaminhá-la a um psicólogo e até a um psiquiatra caso seja necessário. Na maioria das vezes, o apoio da família e a psicoterapia são suficientes para que a criança supere a depressão.

Daniela Ribas Lau
Psicóloga, Psicopedagoga e Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário