quinta-feira, 6 de maio de 2010

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA INTRAFAMILIAR

A violência Psicológica é aquela que traumatiza o agredido mesmo sem contato físico , deixando marcas invisíveis aos olhos porém devastadoras na estrutura psicológica do sujeito. No meio familiar, esse tipo de violência pode tornar-se comum e ocorrer de várias formas, intencionalmente ou não, sendo que muitas vezes o próprio agressor acredita que está fazendo o bem ou até mesmo não percebe que está agredindo.
O simples silêncio pode se caracterizar como uma agressão. Isso ocorre quando a pessoa da qual se espera um posicionamento ou palavra acaba por se isolar em um silêncio o qual ignora o desejo do outro, abrindo espaço a expressões corporais de ironia e desdém. As atitudes agressivas refletem a necessidade da família em se auto-ajustar. Sentimentos de mágoa e frustrações, sejam elas antigas ou atuais, podem refletir a necessidade de diálogo, assim como a redefinição dos papéis assumidos por cada familiar, a fim de que não hajam sobrecargas nem sentimentos de desvalia ou culpa, assim como repressões ou omissões por parte de seus membros.
Cabe à família buscar auxílio junto a um psicólogo quando perceber que as atitudes agressivas estão prejudicando o relacionamento familiar, a fim de encontrar as razões possíveis para o desencadeamento do problema e encontrar soluções para ressignificar os vínculos familiares.

Daniela Ribas Lau
Psicóloga, Psicopedagoga e Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário