quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dificuldades de Aprendizagem

Compreende-se dificuldade de aprendizagem como uma perturbação em um ou mais processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou utilização da linguagem falada ou escrita, que pode manifestar-se por uma dificuldade de escutar, ler, soletrar ou realizar cálculos matemáticos.
Muitas vezes as dificuldades de aprendizagem são concebidas como problemas insolúveis mas, antes disso, são desafios que fazem parte do próprio processo da Aprendizagem, a qual pode ser normal ou não-normal. É muito importante realizar a avaliação global da criança ou adolescente, junto a um profissional da área da saúde mental, considerando as diversas possibilidades de alterações no processo ensino-aprendizagem, para que o tratamento seja o mais específico e objetivo possível, minimizando transtornos ao paciente e sua família.
Em relação aos problemas de comportamento, os fatores mais comuns no desenvolvimento de dificuldades de aprendizagem são o Déficit de Atenção – Hiperatividade, Depressão Infantil e a Ansiedade (de Separação) na Infância. Os problemas emocionais que levam a criança a apresentar um baixo rendimento escolar devem ser tratados por um psicólogo, uma vez que existem grandes possibilidades de superação e quanto antes for diagnosticado mais eficaz será o tratamento.

Muitas vezes o diagnóstico pouco criterioso de "hiperatividade", "fobia escolar", dentre outros, serve como atenuante para alguma comodidade ou incapacidade da escola para lidar com processos e métodos de aprendizagem, por isso, cada caso deve ser avaliado particularmente, incluindo na avaliação o entorno familiar e escolar. Se as dificuldades de aprendizagem estão presentes no ambiente escolar e ausentes nos outros lugares, o problema pode estar no ambiente de aprendizado e não em algum distúrbio orgânico ou emocional da criança, devendo os pais estabelecerem um maior vínculo com os educadores a fim de conhecer sua metodologia de ensino.
Muitas vezes as dificuldades de aprendizagem são reações compreensíveis de crianças normais, porém, obrigadas a adequar-se às condições adversas das salas de aula. Muitas crianças sensíveis e emocionalmente retraídas passam a apresentar dificuldades depois de submetidas à alguma situação constrangedora não percebida pelos demais. Trata-se de uma situação corriqueira agindo sobre uma criança afetivamente diferenciada, que nem sempre a escola, incluindo a professora e demais colegas de classe, percebem.
Normalmente as crianças que apresentam dificuldades específicas no início da escolarização precisarão de maior atenção. São crianças que terão de desenvolver suas habilidades de apreensão daquilo que é ensinado. Portanto, cada uma delas precisa ser investigada e compreendida particularmente em suas dificuldades, com o auxílio de profissionais preparados para atender suas necessidades, como psicólogos e psicopedagogos, dentre outros.


Daniela Ribas Lau
Psicóloga, Psicopedagoga e Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário