A tristeza é dos sentimentos humanos o mais doloroso. Todos nós tomamos contato com ela em algum momento de nossas vidas. A tristeza passageira faz parte da vida, assim como o luto, após a perda de um ente querido, onde o vazio e a angústia são superados no decorrer do tempo.
Devem-se distinguir a tristeza e o luto normais da depressão. Podemos suspeitar que uma pessoa está depressiva ao percebermos que ela sente-se triste por um período demasiado longo, deixando de ter prazer ou interesse pelas atividades que antes apreciava, apresentando alterações no seu estado de humor como agitação constante ou até mesmo apatia. É comum também o depressivo demonstrar sentimentos de culpa e desvalia, posicionando-se de forma vitimada diante da vida, podendo surgir em alguns casos pensamentos de suicídio.
A depressão, quando não tratada, pode acarretar sérios prejuízos à qualidade de vida da pessoa, causando problemas orgânicos, como distúrbios do sono, gastrites, entre outros, assim como problemas afetivos e de convívio social.
Depressão tem cura, e a melhor forma de ajudar uma pessoa depressiva é ouvir seus problemas e aconselhá-la a buscar um profissional da saúde que possa tratá-la, para que ela possa encontrar dentro de si a força que a impulsionará a retomar a sua vida, deixando para trás a depressão.
Daniela Ribas Lau
Psicóloga, Psicopedagoga e Educadora
sexta-feira, 12 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário